Classes de Incêndio
A princípio quando se inicia o desenvolvimento de um projeto de proteção contra incêndios, é necessário parar e pensar sobre o que temos que proteger e as soluções de detecção, supressão e proteção passiva, que podemos utilizar, para adequar os sistemas às necessidades dos riscos que temos.
Em primeiro lugar, é necessário conhecer quais categorias de fogo, conforme detalha a NFPA, National Fire Protection Association.
Classe A: Os incêndios de Classe A são incêndios em combustíveis comuns, em materiais sólidos, como madeira, papel tecido e borracha.
Classe B: Os incêndios Classe B são incêndios em líquidos inflamáveis, como gasolina, petróleo e tinta, também incluem gases inflamáveis como o propano e o butano, mas não incluem incêndios envolvendo óleos graxa de cozinha.
Classe C: Os incêndios de classe C são incêndios envolvendo equipamentos elétricos energizados, como motores, transformadores e eletrodomésticos. A extinção deve ser feita por agente extintor que não conduza eletricidade.
Classe D: Os incêndios de classe D são incêndios em metais combustíveis, como potássio, sódio, alumínio e magnésio.
Classe K: Os incêndios de classe K são incêndios em óleos e graxas de cozinha, como gorduras de animais e gorduras vegetais.
Leave a Comment